CENTROS DE INVESTIGAÇÃO DA FLUC
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada
![]() O CELGAnasceu originalmente no longínquo ano de 1966. Coordenado pela Drª. Maria Isabel Pires Pereira, o agora CELGA-ILTEC, renasceu no dia 1 de janeiro de 2015, que resulta da fusão de dois centros já existentes: o CELGA e o ILTEC (Instituto de Línguistica Teórica e Computacional). |
---|
"Estes dois centros tinham bastantes pesquisas em comum, mais particularmente os trabalhos sobre o português como língua não-materna e também no âmbito da morfologia", frisa a coordenadora do centro, a Doutora Isabel Pereira. Entre as várias parcerias que este centro já celebrou, a investigadora dá especial enfoque ao protocolo entre o CELGA e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
"Este centro, na verdade, é um centro novo. Quase duplicámos o número de membros integrados. Esta fusão vai permitir fundir valências e tornar-nos mais fortes, nomeadamente no âmbito do léxico e do português como língua não-materna", afirma a coordenadora. Um dos grandes projetos estruturantes deste centro é a criação de uma gramática do "Português Língua 2".
O CELGA possui quatro linhas de investigação: léxico e modelação computacional; extensão à comunidade - criação de recursos para fins específicos (ligados à educação, ensino do português como língua materna e não-materna, prestação de serviços, criação de recursos para a saúde); história da língua e consciência linguística; investigação sobre origens de certas estruturas em variedades não-europeias do português.
É constituído por 35 membros integrados, todos doutores, sendo que a sua maioria são docentes na FLUC e outras insituições de ensino superior: Universidade de Lisboa, Politécnicos de Bragança, Leiria e Setúbal.
A entrevista com a Professora e Coordenadora do centro pode ser vista na íntegra em baixo.