top of page

Grupo "Mediação Digital e Materialidades da Literatura"

 

O grupo "Mediação Digital e Materialidades da Literatura" é dirigido pelo Doutor Manuel Portela.

 

Este grupo é um dos mais recentes do CLP, que surgiu com o novo plano estratégico, "embora tenha sido já criado no período de transição para este plano. O grupo surge também como uma consequência do desenvolvimento da investigação no programa de doutoramento em Materialidades da Literatura", conforme declara o coordenador.

 

O grupo mais novo do CLP dá expressão a uma das prioridades estratágicas, que passa pelo investimento no digital e pelo tratamento do problema da mediação digital.

 

Tem, neste momento, duas linhas de projetos: "uma, que designámos "Investigação Digital", em que pensamos em edições, edições críticas e arquivos digitais, cujo exemplo que tenho é o arquivo digital do "Livro do Desassossego", que prevejo estar finalizado em outubro". A outra linha intitula-se "Literatura, Artes e Média", que estuda a "relação entre a literatura e outras artes e média, como o cinema, gravação sonora ou o livro ilustrado".

 

Existe ainda, quando pensamos na obra do CLP, uma grande articulação entre este grupo e as edições críticas do grupo "Património Literário" e ainda com o lançamento do dicionário online das "Figuras da Ficção".

 

O Doutor Manuel Portela reforça ainda que este é um grupo articulado com a formação doutorada: "todos os membros do nosso programa de doutoramento integram este projeto de investigação, e os seus projetos fazem parte de uma das linhas de investigação do grupo".

 

A entrevista com o coordenador e investigador do grupo pode ser vista na íntegra em baixo.

Este é um projeto multimédia realizado por três estudantes de Jornalismo, no âmbito da disciplina Portefólio, que pretende dar a conhecer e divulgar os centros de investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: CLP e CELGA.

bottom of page